top of page
nit.001.png

3 de Janeiro de 2024

Nova adaptação da peça "Noite de Reis" tem dois elencos: um masculino e outro feminino.

A comédia, que pode ser vista no Museu da Marioneta até fevereiro, pretende desconstruir os papéis de género na sociedade.

coffeepaste.001.png

3 de Janeiro de 2024

|COFFEEPASTE|
Noite de Reis: Versão Celebrativa

Num evento raro em Portugal, o mesmo espetáculo de teatro é feito por dois elencos: um elenco totalmente masculino e um elenco totalmente feminino. “Noite de Reis” é o sexto espetáculo do Filho do Meio, que termina o ciclo shakespeariano exatamente como o começou. Mas desta vez a festa é a dobrar. Conversámos a esse e outros propósitos com Luís Moreira, ator, encenador e fundador da companhia. O espetáculo poderá ser visto no Museu da Marioneta, de 6 de janeiro a 4 fevereiro de 2024.

r&j time out.001.png

9 de Maio de 2022

Neste espectáculo do colectivo Filho do Meio, a mais bela história de amor é contada ao contrário: do fim para o início. Romeu e Julieta estão mortos, depois fogem, depois casam, e só no fim é que se conhecem. Em todos estes momentos, o par de amantes sabe que tem pouco tempo. E, ainda que separados por duas famílias que se odeiam e que juram vingança, decidem jurar a verdade do seu amor.

r&j expresso.001.png

23 de Dezembro de 2021

 O sono dos amantes. Luís Moreira partiu de uma ideia dramatúrgica muito precisa, a de “virar a peça ao contrário”, ou seja, começar pelo fim. Em “Romeu & Julieta”, Luís Moreira faz coexistir a tragédia e a morte dos amantes com a intensidade lírica da paixão e do amor nos seus começos. Em cena no Teatro do Bairro, em Lisboa, até 9 de janeiro de 2022.

revista intro.001.jpeg

28 de Janeiro de 2020

Entrevista: Luís Moreira recebeu-me de braços abertos no Teatro do Bairro para uma entrevista que decorreu como uma sessão free jazz: sem gravação, perguntas preparadas ou marcações, ao sabor da espontaneidade e à vontade para descobrir tudo o que sempre quis saber sobre Hamlet e nunca tive coragem de perguntar.

rtp hamlet.001.jpeg

9 de Janeiro de 2020

Vídeo: A tragédia "Hamlet", de William Shakespeare está em cena no Teatro do Bairro, em Lisboa. Esta é uma das três tragédias do dramaturgo inglês, levadas a cena pela estrutura "Filho do Meio". 

jornal de negócios.001.jpeg

4 de Janeiro de 2020

O perigo dos atores.

Ouvir uma boa história é aquilo que, grande parte das vezes, nos leva ao teatro. Mesmo que já a conheçamos, como no caso de “Hamlet”, há sempre descobertas. Luís Moreira arranca com as tragédias para, depois das comédias, mostrar a outra face de Shakespeare.

fazedores de letras.001.jpeg

16 de Janeiro de 2019

Crítica: Muito Barulho Por Nada estreou dia 9 de Janeiro no Teatro do Bairro, e garanto-vos que tão cedo a vizinhança não vai dormir.

comunidade cultrua e arte.001.jpeg

11 de Janeiro de 2019

|COMUNIDADE CULTURA & ARTE|
Muito Barulho Por Nada

30 actores portugueses a ter em conta nos próximos anos, pelo encenador Luís Moreira.

sapo.001.jpeg

9 de Janeiro de 2019

A comédia "Muito Barulho Por Nada", que se estreia esta quarta-feira no Teatro do Bairro, em Lisboa, culmina as três tragédias de Shakespeare encenadas por Luís Moreira dedicadas à crueldade humana, disse o próprio à Agência Lusa.

rtp.001.jpeg

9 de Janeiro de 2018

Vídeo: Estreia amanhã, no Teatro do Bairro, em Lisboa, uma nova produção do clássico de Shakespeare, "Sonho de Uma Noite de Verão".

jornal sol.001.jpeg

10 de Janeiro de 2017

Crítica: Noite de Reis. Esta verdade nua que nos engana mais do que a mentira.

No Teatro do Bairro, uma encenação peculiar da comédia de Shakespeare revela-se um exercício astucioso que devolve o teatro às suas bases. 

419415368_822665119900080_6370411964905946263_n.jpg

3 de Janeiro de 2024

|SIC NOTÍCIAS|
Noite de Reis: Versão Celebrativa

A Noite de Reis de Shakespeare renasceu no palco do Museu da Marioneta, interpretada por dois elencos: um masculino e um feminino, encenados por Luís Moreira, que também interpreta o papel de Olívia, tal como a amiga Alice Medeiros.

observador.001.png

30 de Dezembro de 2023

Peça "Noite de Reis" encenada em Lisboa em duas versões com elenco feminino e masculino.

“Noite de Reis”, do dramaturgo inglês William Shakespeare, estreia-se no Dia de Reis pela companhia Filho do Meio, que apresenta uma versão composta por dois espectáculos.

r&j sabado.001.png

3 de Maio de 2022

Mais um Shakespeare para todos no Teatro do Bairro. Companhia Filho do Meio está de volta a 5 de maio com a quinta peça do Grande Bardo. Luís Moreira encena. Ana Baptista, Frederico Coutinho, Joana Chandelier, José Redondo, Mónica Garcez, Nelson Sousa, Rita Brütt, Rodrigo Machado, Tiago Fernandes e Tomás Alves formam o elenco de Romeu e Julieta, a segunda tragédia de Shakeapeare do ciclo da companhia Filho do Meio "Três Comédias, Três Tragédias".

observador r&j.001.png

12 de Dezembro de 2021

"Romeu e Julieta" estreia-se quarta-feira no Teatro do Bairro. Quando se trata de amar, no palco ou na vida, nunca é uma perda de tempo. É uma das lições de "Romeu e Julieta", que a companhia Filho do Meio estreia em Lisboa. “Quanto tempo temos para nos amar?” é outra das questões prementes desta peça, disse à agência Lusa o encenador Luís Moreira, acrescentando que o triunfo de William Shakespeare na altura em que escreveu esta tragédia foi dizer “que o amor adolescente era matéria de tragédia tal como a queda de reinados ou a morte de deuses.”

radio observador.001.jpeg

21 de Janeiro de 2020

Rádio: Hamlet "unplugged".

Shakespeare está no Teatro do Bairro até meados de Fevereiro. Luís Moreira e Alice Medeiros falam do processo de construção da peça.

observador hamlet.001.jpeg

8 de Janeiro de 2020

"Hamlet" unplugged e sem efeitos estreia-se no Teatro do Bairro. O encenador Luís Moreira define a peça como "unplugged", sem efeitos. A ideia é tornar os textos de Shakespeare mais acessíveis e, por isso, esta peça pode surpreender que já conhece o texto original.

gerador.001.jpeg

19 de Dezembro de 2019

Depois da apresentação de três comédias, a companhia de teatro Filho do Meio traz novamente uma peça de William Shakespeare ao Teatro do Bairro, desta vez para apresentar Hamlet, a primeira das três tragédias previstas no ciclo "Três Comédias, Três Tragédias". A peça estará em apresentação a partir de 8 de Janeiro, até 2 de Fevereiro, com encenação de Luís Moreira, a partir de uma tradução de Fernando Villas-Boas, produção de Leonor Buescu, e um elenco com actores como Alice Medeiros, André Pardal, Luís Lobão, Rita Loureiro e Valter Teixeira, entre outros.

jornal de negocios.001.jpeg

13 de Janeiro de 2019

Mudam-se os tempos, mantêm-se as vontades.

Quando pensa em Shakespeare, do que se lembra? Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo... A lista de peças com forte carga dramática podia continuar por mais algumas linhas. E se lhe dissessem que poderia rir e divertir com uma peça deste dramaturgo britânico? Pode acreditar, é verdade.

sabado 2.001.jpeg

8 de Janeiro de 2019

Paula Neves regressa ao teatro.

A atriz volta aos palcos em Muito Barulho Por Nada, uma comédia de Shakespeare, que estreia esta quarta-feira, no Teatro do Bairro, em Lisboa.

cm.001.jpeg

22 de Janeiro de 2018

Shakespeare cruel no Teatro do Bairro.

Não há cenário, apenas o mínimo. Porque em William Shakespeare o que importa é a beleza das palavras. Pelo menos, esse é o entendimento do encenador Luís Moreira, que acaba de estrear, no Teatro do Bairro, em Lisboa, uma versão minimalista de 'Sonho de Uma Noite de Verão'.

observador.001.jpeg

8 de Janeiro de 2018

"Sonho de Uma Noite de Verão" no Teatro do Bairro em versão "subversiva e ciumenta".

expresso nr.001.png

3 de Janeiro de 2024

|JORNAL EXPRESSO|
Noite de Reis: Versão Celebrativa

Teatro: “Noite de Reis ou o que vos Apeteça”, a sensibilidade ‘queer’ em Shakespeare. 

As convenções sociais, nomeadamente no que diz respeito a questões de género, desafiadas por Shakespeare em “Noite de Reis ou o que vos Apeteça”, num espetáculo de Luís Moreira, a ver no Museu da Marioneta, em Lisboa, até 4 de fevereiro. 

mirpuri premio.001.png

9 de Julho de 2022

|MIRPURI FOUNDATION|
Prémio de Teatro - Luís Moreira

Awards Gala surprises with a fascinating night. The Mirpuri Foundation’s Awards Gala was an outstanding success, with the worlds of Dance, Music and Theatre coming together to honor great talents and personalities at the São Carlos Opera House in Lisbon.

r&j tsf.001.png

5 de Janeiro de 2022

Romeu & Julieta às avessas. Já só falta uma tragédia para encerrar este ciclo que a companhia Irmão do Meio quis dedicar a Shakespeare, Três Comédias, Três Tragédias de Shakespeare. Esta é a mais bela história de amor, Romeu & Julieta, que todos conhecemos, ou julgamos conhecer, neste caso, o encenador Luis Moreira, conta a história às avessas, ou seja, tudo começa com Romeu e Julieta mortos, depois fogem, casam-se, conhecem-se e juram o amor. Claro que as famílias também lá estão, mas Luís Moreira quer sublinhar o facto, nesta história às avessas que há também as outras personagens que fazem com que tudo seja mais rápido a acontecer.

50D3DE1A-3271-4AFF-AD6D-69061A4F2425 2.JPG

17 de Março de 2021

Entrevista: O que há num nome? É a pergunta que Julieta faz numa das peças mais feitas, e refeitas, da História do Teatro - Romeu e Julieta de William Shakespeare. Pergunta actual e necessária. Em 2021, voltará aos palcos portugueses pela mão do nosso convidado de hoje: Luís Gonzaga Moreira, e a sua companhia "Filho do Meio".
Para trás, já várias incursões no universo shakesperiano. "Hamlet", "Noite de Reis", "Sonho de uma Noite de Verão". O que nos ensina Shakespeare? E como é que um psicólogo, depois actor, hoje encenador, se encontra com textos com mais de 500 anos? Hoje a conversa no Era o Que Faltava vai de Alenquer ao Tamisa. 

tsf.001.jpeg

13 de Janeiro de 2020

Rádio: Hamlet, Cómico e Trágico.

A companhia Filho do Meio, depois de três comédias de Shakespeare, apresenta agora a primeira de três tragédias, Hamlet.

time out.001.jpeg

8 de Janeiro de 2020

O reino da Dinamarca continua podre (e ainda precisamos de “Hamlet”). O Filho do Meio vai para o seu quarto espectáculo de Shakespeare. É tempo de Hamlet, numa encenação contemporânea de Luís Moreira, para ver a partir desta quarta no Teatro do Bairro. Continuamos a querer príncipe por aqui.

revista visão.001.jpeg

17 de Janeiro de 2019

|REVISTA VISÃO|
Muito Barulho Por Nada

Rir da desgraça alheia no espetáculo "Muito Barulho Por Nada", de William Shakespeare, no Teatro do Bairro em Lisboa. Uma comédia de amor, sobre os fervores e os temores do querer e não querer, numa sociedade de grandes pudores, grandes desejos e muitos mexericos.

sabado.001.jpeg

10 de Janeiro de 2019

Shakespeare para todos e sem apoios no Teatro do Bairro.

​Já é quase tradição: depois de Noite de Reis, em Janeiro de 2017, e Sonho de Uma Noite de Verão, em Janeiro de 2018, o Teatro do Bairro acolhe agora Muito Barulho Por Nada.

sic noticias.001.jpeg

9 de Janeiro de 2019

Vídeo: É o terceiro espetáculo do ciclo "Três Comédias, Três Tragédias" com encenação de Luís Moreira. Em cena até dia 3 de Fevereiro, uma história de comédia amorosa.

comunidade cultura e arte.001.jpeg

17 de Janeiro de 2018

​Já em 2016 tinha apresentado "Noite de Reis" de William Shakespeare, no Teatro do Bairro. Desta vez, não mudando de sítio nem de autor, explora "Sonho de Uma Noite de Verão", e fala com a Comunidade Cultura e Arte sobre os problemas que a linguagem atravessa, a pertinência das academias e problemas estruturais em Portugal no desenvolvimento das artes.

antena 3.001.jpeg

12 de Janeiro de 2017

​Rádio: A Mariana Oliveira conversou com o encenador Luís Moreira para conhecer um dos primeiros trabalhos de peso de uma companhia que nasceu em 2016.

bottom of page